“Modernidade em preto e branco: Arte e imagem, raça e identidade no Brasil, 1890-1945” Rafael Cardoso

“Modernidade em preto e branco: Arte e imagem, raça e identidade no Brasil, 1890-1945” Rafael CardosoTítulo: Modernidade em preto e branco: Arte e imagem, raça e identidade no Brasil, 1890-1945
Autor: Rafael Cardoso
Gêneros: Arte
Language: português
ISBN: B09NL7RRKW

Sinopse o livro “Modernidade em preto e branco: Arte e imagem, raça e identidade no Brasil, 1890-1945” Rafael Cardoso (resumo)

“Modernidade em preto e branco: Arte e imagem, raça e identidade no Brasil, 1890-1945” é uma obra do historiador e professor Rafael Cardoso, publicada em 2014. Através de uma análise minuciosa de obras de arte, fotografias e publicações do período de 1890 a 1945, o autor investiga como as questões de raça e identidade foram representadas e negociadas no contexto da modernidade brasileira.

Dividido em três partes, o livro apresenta ao leitor um panorama completo e aprofundado sobre as relações entre arte, imagem, raça e identidade no Brasil durante o período em questão. A primeira parte, intitulada “Artistas, imagens e modernidade”, aborda como os artistas brasileiros se apropriaram da modernidade europeia para criar uma nova linguagem artística que refletisse a realidade brasileira. A segunda parte, “A construção da imagem negra”, discute como a imagem do negro foi construída na cultura brasileira e como isso se refletiu na produção artística do período. Já a terceira parte, “Modernidade e identidade nacional”, analisa como as questões de raça e identidade foram tratadas na imprensa, nos filmes e na publicidade brasileira.

Ao longo da obra, Rafael Cardoso apresenta diversas análises de obras de arte, fotografias e publicações, mostrando como elas refletiam e influenciavam a construção da identidade brasileira e a negociação das questões raciais no período de transição da monarquia para a república. O autor também faz questão de destacar a importância da história da arte na compreensão da história do país e de como a arte pode ser uma ferramenta poderosa para entender as questões sociais e políticas da época.

Em “Modernidade em preto e branco”, não há propriamente um protagonista ou um conjunto de personagens principais. O livro é uma investigação histórica e artística que apresenta uma ampla gama de artistas, fotógrafos e escritores que contribuíram para a construção da identidade brasileira. No entanto, é possível perceber que a figura do negro é central na obra, uma vez que a construção da imagem negra e a negociação das questões raciais são temas recorrentes ao longo da narrativa.


Em nossa biblioteca você pode ler online ou baixar (download) o livro “Modernidade em preto e branco: Arte e imagem, raça e identidade no Brasil, 1890-1945” Rafael Cardoso gratuitamente, sem registro e sms (sms) em português em formato adequado dentre os oferecidos, como epub, mobi, pdf, que é adequado para e -livro, telefone Android (android), iPhone, PC (computador) ou iPad.

Temos um grande acervo de livros, romances e obras de outros gêneros para adultos e crianças. Antes de iniciar a leitura, recomendamos que você leia o resumo do livro e a resenha, bem como as resenhas de outros usuários. As citações permitirão que você entenda melhor do que se trata o livro, complementando a anotação. Conta pra gente nos comentários o que você achou do resumo e do livro que preparamos!

Baixe o livro grátis em português

Para comprar um livro noopener

Rate article
ellivro
Deixe um comentário